Notcia - 02/03/2023 - Como funciona o desconto de Imposto de Renda no salário da Doméstica? Saiba como fica em 2023

É obrigatório aplicar o desconto de Imposto de Renda no salário da doméstica a partir de R$1.903,98. Esta taxa varia de acordo com o valor do salário da empregada, e por isso merece atenção do empregador.

Atualmente, não é muito comum falar sobre desconto de Imposto de Renda no salário da doméstica, já que, em sua grande maioria, elas não têm compromisso com esta taxa. Porém, esse imposto existe e deixar de pagá-lo poderá trazer dores de cabeça para o empregador. Continue a leitura!

O que é imposto de renda?

Em síntese, o Imposto de Renda é uma taxa federal sobre a renda. Ou seja, um imposto sobre tudo o que você tem e tudo o que você ganha. Assim, conforme o Ministério da Fazenda afirma, esse valor é destinado a melhorias no país, como por exemplo aos programas “Fome Zero” e “Bolsa Família”.

Valor aplicado na alíquota do Imposto de Renda

De antemão, a alíquota do IR é aplicada a partir de R$1.903,98. De acordo com esse número, se a doméstica tem um salário até esse valor, o empregador não precisa pagar a quantia. Por esse custo ser alto, não é comum que se aplique o desconto no salário da doméstica.

Mas é importante que o empregador saiba de sua existência caso um dia precise aplicá-lo.

Como é feito o desconto no salário?

Antes de mais nada, não se cobra o IR sobre o salário inteiro, e descontos como INSS também não entram na conta. Além disso, os “primeiros” R$1.903,98 são isentos, e só a partir desse valor a taxação começa.

A Receita Federal dispõe de uma calculadora on-line para calcular o desconto do Imposto de Renda de maneira rápida e fácil.

A dedução de empregador doméstico no Imposto de Renda é permitida?

Não é permitida. Todos os anos, diversos processos sobre como o IR será feito passam pelo Congresso e essa é uma questão frequente por lá. Em 2019, a dedução de empregador doméstico no Imposto de Renda era permitida. Contudo, pela grande frequência de mudanças nas suas normas, é possível que em um futuro próximo essa medida volte a valer.

Sendo assim, é muito importante estar atualizado e ter em mente todos os descontos que incidem na folha de pagamento da doméstica.

Fonte: horadolar.com.br