Notícia - 07/08/2023 - As dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores domésticos
07/08/2023 - As dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores domésticos

O Profissão Repórter desta terça-feira (18) mostrou por que a luta das empregadas domésticas continua, mesmo após 10 anos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas, que ampliou os direitos trabalhistas aos trabalhadores domésticos.

Segundo o IBGE, há quase seis milhões de trabalhadoras domésticas no Brasil. Na média nacional, apenas uma em cada quatro, ou 25%, trabalha com carteira assinada.

A equipe registrou cerca de 30 mulheres em uma fila no Sindicato das Domésticas do Estado da Bahia, em Salvador, que estão em busca de direitos trabalhistas. E acompanhou os atendimentos jurídicos gratuitos por uma semana.

Meses depois, os casos vão parar nas salas de audiência do Tribunal Regional do Trabalho de Salvador, onde as trabalhadoras reencontram pela primeira vez os antigos patrões. Foi numa dessas audiências que a equipe conheceu Andrea Batista, que trabalha como empregada doméstica desde os 12 anos.

Ela tem hoje 42 anos e nunca teve a carteira de trabalho assinada. Para a repórter Sara Pavani, ela contou que chegou a passar fome na casa dos patrões contra quem ela move a ação.

A repórter Nathalia Tavolieri registrou o dia a dia de brasileiras que ganham a vida como empregadas domésticas na Alemanha. Em 2016, Zulmara Nunes foi trabalhar com limpeza em Berlim, na Alemanha. Atualmente ela tem 15 residências fixas por mês e só trabalha com contrato assinado - que lhe garante seguro de saúde, de desemprego e também contra acidentes de trabalho, entre outros benefícios.

Fonte: g1.globo.com