Notcia - 10/03/2016 - GOIANOS CRIAM APLICATIVO DE CELULAR PARA CONTROLE DO PONTO DE DOMÉSTICAS

Após a aprovação da PEC das Domésticas, que passou a vigorar em outubro do ano passado e que garantiu diversos direitos aos trabalhadores do setor, o advogado goiano Ricardo Pimenta Machado, de 24 anos, percebeu que ainda faltavam meios para facilitar mais essa relação trabalhista. A partir daí, ele teve a ideia de criar um aplicativo de celular onde o funcionário pode bater o ponto diariamente e, no fim do mês, tanto ele quanto o empregador têm o controle exato sobre as horas trabalhadas.
“Vi que, por mais que os trabalhadores do setor passariam a ter seus direitos assegurados, como os outros de demais áreas, mas ainda faltava algo. Como é que eles poderiam provar o tempo exato trabalhado para ter benefícios como adicional noturno, por exemplo? Foi aí que pensei no aplicativo”, explicou Ricardo ao G1.
O advogado vendeu a ideia para uma empresa, que contratou o engenheiro elétrico Matheus Ferraz, de 24 anos, para desenvolver o aplicativo, batizado como “Ponto Doméstico”.
“O empregador baixa o aplicativo e pode incluir quantos funcionários quiser. Aí ele disponibiliza o acesso aos trabalhadores, que só podem bater o ponto no local determinado. Como ele funciona com GPS, isso impede que a pessoa diga que iniciou o expediente quando ainda estava no trajeto, por exemplo. Além do mais, o horário fica devidamente registrado, o que não pode ser fraudado como em folhas manuais”, explicou Matheus.
Além de só poder ser acionado em um local determinado pelo empregador, o app também soma o horário de almoço e, ao fim do dia, gera a quantidade exata de horas trabalhadas. Também é possível consultar os horários do mês inteiro e, assim, descobrir os valores em hora extra que precisam ser pagos mensalmente.
“Fica bem mais fácil ter esse controle, pois o sistema já faz toda a contagem. Depois, tanto o funcionário quanto o empregador podem imprimir essa folha. É um comprovante muito mais seguro do que aquele feito pelos métodos convencionais, pois não pode ser fraudado por nenhuma das partes envolvidas”, garantiu Ricardo.
Fase de testes
Matheus Ferraz explicou que, após a criação do aplicativo, o mesmo passou por um período de testes e já está disponível para quem quiser analisar o novo sistema na Apple Store, para sistemas IOS, e na Google Store, para Android.
“Ele continuará por um período de testes por tempo indeterminado e pode ser baixado por pessoas de todo o país. Depois, quando acharmos que essa validação já foi suficiente, iniciaremos a cobrança. Mas a ideia é que ele tenha uma assinatura mensal de baixo custo, de cerca de R$ 5, mas que será paga apenas pelo empregador. Os funcionários não terão nenhum custo”, explicou.
Segundo Ricardo, cerca de 100 pessoas já baixaram o aplicativo. “É importante que a gente receba o feedback dessas pessoas, pois só assim podemos deixar o app com a utilização mais simples possível e ao mesmo tempo seguro contra fraudes. Com o mundo digital que vivemos, com certeza esse será mais um meio para ajudar os trabalhadores domésticos a assegurar seus direitos, assim como dar mais tranquilidade ao empregador”, ressaltou Ricardo.
App na prática
Com uma rotina corrida, a procuradora da Fazenda Nacional Liliana Ferreira da Costa Machado, de 37 anos, nem sempre está em casa para controlar os horários trabalhados por suas empregadas. Ela continua a fazer o controle desse expediente por uma folha manual, mas há três meses passou a testar o “Ponto Doméstico”. Segundo ela, os resultados estão sendo satisfatórios.
“O app é bem prático e facilita o controle do horário de almoço, por exemplo. Aqui em casa eu deixei um celular para que a as minhas funcionárias batam o ponto e, no fim do dia, já tenho todos os cálculos. E elas também têm acesso a isso”, afirmou.
As funcionárias de Liliana, que já trabalham com ela há um ano, também aprovam o novo sistema. “Eu acho muito bom, pois é só chegar, acessar o aplicativo e bater o ponto. Não preciso me preocupar em ficar olhando a hora. Além disso, na hora do almoço, também é só bater no início e fim e não preciso ficar controlando os minutos”, contou a babá Julie Soares de Almeida Souza, de 25 anos.
Para a empregada doméstica Marileide Ferreira, de 36 anos, o aplicativo vai revolucionar a maneira de controle do ponto. “Em toda empresa é assim e faltava isso mesmo para a nossa área. Com esse sistema, que achei bem fácil, não preciso ficar me preocupando em estar anotando as minhas horas corretamente. É só apertar o botão e depois ver o relatório completo”, disse.
Para Liliana, no futuro, esse sistema pode ajudar até a reduzir custos com as empregadas domésticas. “Enquanto faço os testes, sigo mantendo o sistema manual de controle de ponto. Mas, para saber todos os dados dele, pago R$ 200 a um contador. Já percebi que todos os dados apresentados pelo aplicativo são iguais aos somados pelo profissional, sendo assim, já me vejo adotando o meio digital e deixando de pagar tão caro por essa soma”, afirmou.
O idealizador do aplicativo diz que facilitar essas relações é o maior objetivo do app. “A PEC das Domésticas deixa claro que o que vale nessa relação trabalhista são as provas documentais, sendo assim, qualquer método idôneo que faça essa soma das horas trabalhadas será aceito. Como já é assim nas empresas, esse sistema com certeza será de muita serventia para os empregadores e os trabalhadores domésticos”, concluiu Ricardo.

Fonte: Mais Notícias