Documento sem título
 
 
 
(11) 3326-6857
(11) 2849-1708
(11) 95321-0970
 
 
 
 
 
HOME
 
QUEM SOMOS
 
JURÍDICO
 
PARA ASSOCIADOS
 
SEDES
 
CONTATO
 
     
 
Documento sem título
 
ASSOCIADOS
Seja Associado
Benefícios
Parceiros
Contribuições
Convenções e Acordos
Em Ação (Galeria)
Notícias
Informativos
 
 
Notícia - Veja como acompanhar pedidos feitos ao INSS sem sair de casa
Veja como acompanhar pedidos feitos ao INSS sem sair de casa

Segurados que precisam saber como está o andamento de um pedido de benefício ou de uma revisão realizada na agência, mas não querem perder tempo nas filas dos postos do INSS, podem fazer a consulta diretamente no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).

A vantagem de realizar o acompanhamento pelo endereço eletrônico é ter uma resposta mais acessível, já que muitas vezes as pessoas encontram dificuldades e passam raiva para ter uma informação no posto. Além disso, pelo site é mais difícil perder prazos para recursos e é possível rever uma decisão negativa mais rapidamente.

Para aqueles que pediram a aposentadoria e estão esperando a resposta do INSS, se fizerem o acompanhamento e tiverem o benefício negado, por exemplo, podem buscar a agência assim que a resposta aparecer no site para tentar reverter a situação sem perda de tempo, em vez de ter de esperar a carta de concessão ser enviada para casa.

Quem pediu alguma revisão, como converter um tempo especial em comum, também consegue fazer o acompanhamento pelo site e ver como está a situação.

Outra possibilidade de acompanhamento pela internet é para aqueles segurados que tiveram o benefício negado, mas entraram com recurso no próprio instituto. Nesses casos, é possível usar a ferramenta chamada e-Recursos, que dirá em que fase está o processo administrativo .

Para a maioria das consultas, é necessário ter em mãos o CPF e o número da aposentadoria, além de informar o nome completo e a data de nascimento.

Quando há a necessidade de informações mais específicas ou esclarecimentos, além do que está no sistema on-line, o segurado não terá a opção virtual e precisará mesmo ir à agência. Nesse caso, deve-se comparecer no posto onde foi dada a entrada no requerimento.

SERVIÇO/ Há uma outra ferramenta que pode ser usada pelo beneficiário para fazer a consultas. Pelo site meu.inss.gov.br, que começou a operar no início do ano, o segurado consegue ter acesso a seus contracheques e também a outros recursos, como acompanhar a situação da revisão do artigo 29 - o revisão de auxílios, paga aos benefícios por incapacidade em que não houve o descarte dos 20% menores salários de contribuição.

Para ter acesso à ferramenta é preciso se cadastrar. O segurado receberá um número chave e, depois, terá de ligar na central 135 para confirmar a senha. São feitas perguntas sobre a vida laborativa do trabalhador. Caso não consiga desbloquear a senha, será preciso comparecer a uma agência da Previdência.

Clique aqui para visualizar a reportagem completa.

Fonte: Previdência Social
 
     
Documento sem título
 
Sede Social - São Paulo:

Avenida Casper Libero, 383 - 13ª Andar - Sala 13C
Santa Efigênia - São Paulo/SP

Tel.: (11) 3326-6857 / 2849-1708

e-mail: diretoria@sindomestica.com.br
 
 
2014 Copyright © Todos os direitos reservados